terça-feira, 9 de julho de 2013

Temperos Romanos !

Janeiro de 2013. Nosso primeiro dia em Roma, depois de mais de 16h de avião entre POA-Lisboa-Roma (excelente opção de vôo, aliás...) e as 6h nem sempre necessárias de aeroporto (em POA e Lisboa). Claro, estávamos cansados. Acordamos pelas 9h e rumamos ao café. O dia lá fora? 5 graus, chuva, vento e frio. Um cartão de visitas nada agradável, digamos.

Frio e Chuva em Roma

Achei que não iria acontecer como no filme do Woody Allen, mas realmente aconteceu: nos perdemos logo na primeira quadra. Sem saber, claro. Aliás, nos perdemos todo o dia em Roma. Depois do café, rumamos para tentar encontrar algumas igrejas perto do hotel, de acordo com nosso mapa. E claro, não achamos tão fácil... mas achamos, depois de algumas quadras a mais, mas que sempre ajudam a desbravar a cidade por cantos nem sempre conhecidos...

Muita chuva, o que impediu muitas caminhadas... mas seguimos fortes. Por volta das 13h, o almoço já era um convite e achamos um restaurante indicado no Top 10 Roma bem em frente onde estávamos. Estranha coincidência. No guia, dizia ser um restaurante antigo, de família, nada sofisticado e bem tradicional. Comida barata e justa. Era o que queríamos. Bem vindos à Hostaria Canavotta, Roma !

Fachada Externa

Ambiente Interno

O lugar é uma bela espelunca bem cuidada, com ares tradicionais e antigos. Um garçom bem vestido nos recepciona e deu para ver que o local não é muito frequentado por turistas, apesar de ter uma bela igreja por perto (Basílica de Don Giovanni). Sentamos e fomos ao banheiro. Para minha surpresa, ao voltar para a mesa,o garçom já havia trazido o vinho da casa, numa charmosa jarra decorada, sem nós pedirmos ! Demais estes romanos...

Vinho da Casa

Pane

Basílica de Don Giovanni
O cardápio era um pouco estranho, afinal era nosso primeiro dia, ainda nos acostumando com tudo; e não falamos italiano e também não tinha opção de cardápio em inglês. Mas o dono bem que tentou nos ajudar... tentou. E foi simpático, o que mais importa nesta hora. Pão de entrada e vinho. Vamos à comida ! Não quis arriscar muito e fui num Risoto al Pescattore, que estava com bom sabor, apesar de poucos frutos do mar. A Desi optou por uma salada variada com um peixe chamado Spigola. O detalhe foi o cara trazer o peixe (inteiro e morto) num prato para perguntar se estávamos de acordo com o tamanho e a qualidade do peixe.

Salada...

Spigola...

Risoto...

Torta...

Café...
Para finalizar, uma fatia de torta e café expresso, curto, forte e na medida. A conta não é tão barata pela proposta mais roots, mas valeu pela primeira experiência em Roma. Comemos bem, fomos bem atendidos e éramos os únicos turistas no restaurante, que não estava lotado, mas repleto de professores e executivos, pelo que pude perceber das falas. Se um dia estiveres por estar parte menos turística de Roma e bater aquela fome roots italiana, não deixe de ir no Canavotta ! O lugar está aberto desde 1962 e é uma boa opção descompromissada para um almoço tranquilo.

Roma e seus encantos antigos...
Bessos.

By Alberton

Nenhum comentário:

Postar um comentário