sexta-feira, 19 de julho de 2013

Temperos Pop Rock!

Buenas Confrades! 

Realizei mais um sonho de adolescente. Sempre tive o desejo de conhecer os mentores de uma rádio.

Passaram-se os anos e eu ficava imaginando durante meus deslocamentos, fossem eles de ônibus, trensurb, carro ou a pé, quem era o locutor que embalou muitas tardes e noites regadas a alegrias, decepções e conquistas entre meus amigos, familiares e claro, a sós!
A música definitivamente é um condutor de sentimentos e momentos em minha vida, diria um cartão ponto ou talvez um HD externo e porque não, um confidente de um milhão de trips da minha vida? Um grande amigo inseparável.
Devo muita à música. Sou devoto, carola e cicerone dela. Com ela, construi amigos, inimigos e turmas.
Existem graus de conhecimento sobre a música. Você pode aprofundar ou não, como em qualquer profissão. Pra mim, sempre foi mais do que isso. Gosto de estudar a banda por completo, não aceito ficar viajando. Busco entender a origem do todo: integrantes, nacionalidade, se tem alguma bandeira, movimento, quero sempre o material inédito. Enfim, uma biografia completa.

Para chegar à rádio ontem, percorri um caminho, pavimentei este sonho. Sou um oitentista, como todos sabem. Tenho bandas prediletas como todo mundo.
Todo mundo tem “a sua banda“. A minha é The Cure!
Faz uns dois anos, descobri que dois argentinos tiveram uma idéia inusitada, de regravar todos os discos do Cure até o ano de 2000 (BloodFlowers) por bandas independentes na sua grande maioria. Cada banda toca somente uma música, de várias nacionalidades, inclusive do Brasil.
Fatos interessantes deste projeto batizado de Pink Pig, as bandas não tentaram simplesmente imitar a voz de Robert Smith, também deram uma nova roupagem às melodias. O mentor do Cure, Robert, não só aprovou o projeto, como foi presenteado com o Box de 14 cd´s, sendo produzidas 500 cópias somente no mundo, com o de número 001. A de nº 461 esta em posse do amigo que vos escreve.
Entrei em contato por e-mail com o Mauro Borba (Pop Rock), para avisá-lo e começamos a trocar uma ideia sobre este projeto. Mauro se interessou pelo projeto, mas acabamos não se encontrando de imediato para eu mostrar este trabalho.
O tempo passou e, através de redes sociais voltamos a conversar. Agendei um encontro na rádio para ele conhecer o projeto.
Então, passados 25 anos realizei um sonho que muitos têm vontade. O de conhecer uma rádio onde se fabrica o fruto das ondas sonoras que é a música a ser tocada.
Relato a vocês que todos precisam realizar pelo menos uma vez na vida este sonho.
O ambiente é muito bacana, tem o estúdio principal, e demais salas divididas por departamentos.
Conversamos em torno de 17 minutos, expliquei o projeto Pink Pig a ele, falamos do CD do Lloyd Cole and The Commotions Live, que eu entreguei para ele. O papo rolou naturalmente, conversa de oitentistas, ele autoridade, eu, um professor recém formado. Os demais assuntos prefiro guardar para mim e contar aos meus amigos, filhos e netos, numa boa, pois o Mauro é um cara do bem, gente boa demais, me recebeu muito bem.
Acabei presenteando ele com um pen drive com outras pérolas minhas, guardadas a sete chaves. Marcamos um novo encontro para eu buscar um som que rolava na FELUSP e, que só o Mauro tem.
Era quase seis horas da tarde, Mauro me olhou em sua sala e falou: “Vicente, tá quase na hora do Rush, tenho que ir pro estúdio!”.
Respondi: “Tranqüilo Mauro, te agradeço a oportunidade de poder compartilhar musicas e ideias com você”.
Saindo de sua sala lembrei: “Putz, a camiseta da Confra e meu livro”. Voltei e entreguei ao pessoal da Pop Rock para presentear a camiseta ao Mauro e o livro à galera da Pop Rock e fui feliz da vida embora.
Moral da história; tive a oportunidade de compartilhar algumas bandas com material inédito para uma pessoa que dissipa ondas sonoras na vida de milhões de pessoas e tem a ferramenta para fazer a trilha sonora de muitos de nossos dias.
Aonde a música vai me levar ainda, me pergunto.
By Toniolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário