segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Churras de verdade

Reza a lenda gauchesca que churrasco de verdade tem que ter costela e vazio!
Pois bem, em 19/07/2013 numa sexta-feira congelante, eu, Vicente, Diego, Guto (convidado por mim), Léo e Rafa, fomos experimentar um típico churras daqui, a Churrascaria Dom Henrique localizada Av. Getúlio Vargas, 1170, Menino Deus, Porto Alegre/RS, recomendada por mim que já conhecia.

O restaurante é familiar, tanto é que o atendimento dos garçons está sempre às vistas dos proprietários, mas assim mesmo alguns garçons não são tão carismáticos com os seus fregueses, tipo: um dos nossos colegas de confraria perguntou a um garçom se tem abacaxi no rodizio, o mesmo respondeu com a maior naturalidade: abacaxi só na fruteira, ou por vezes nem respondem, simplesmente ignoram seu clientes, mas para a nossa galera tudo isso é pura diversão.


A simplicidade no local fica na cara quando tu chega no lugar, adornado com um luminoso clássico patrocinado pela Coca-Cola e um banner amarelo onde consta o preço que é alterado somente nos sábados e domingos onde estabelecimento bomba e aí fica alguns reais mais caro. Nada mais justo e democrático!



Os cortes são poucos, mas excelentes: salsichão, coxinha de frango e coraçãozinho abrem os trabalhos. Tudo muito bem assado e com tempero peculiar do Dom. Sem ordem definida, aparecem os cortes principais: Lombo de Porco, Maminha, Costela e um Vazio direto da churrasqueira. Esse último é a melhor carne do local.
Os acompanhamentos são simples: polenta frita, cebolinha em conserva, vinagrete, arroz, alface e a melhor salada de maionese de Porto Alegre.



Durante a entrada e a refeição, consumimos duas garrafas de vinhos Santa Helena Reservado Cabernet Sauvignon, que o próprio proprietário buscou em sua adega, que fica trancada a sete chaves em uma pequena peça entre as mesas do restaurante.
E pra finalizar pedimos de sobremesa uma torta de sorvete, e na sequência nos serviu um cafezinho que fica concentrado numa térmica na saída do restaurante.


Entrando, as placas deixam claro que a conta deve ser pedida na mesa. E não é feito embrulho pro seu cachorrinho. E não trabalham com nenhum tipo de cartão. É um ponto fraco, mas isso reforça o ritual único de tu ter que sacar dinheiro só pra ir na Dom.
No fim das contas, comemos e bebemos bem e pagamos R$ 44,00 por cabeça.

Fica a dica!
Até a próxima.
By Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário