sábado, 29 de outubro de 2011

Temperos de Risoto de Linguiça com Baden Baden Weiss !

Amigos do Temperos do Rock, domingo passado, eu e a minha mulher, resolvemos inovar na cozinha e, trocar o  tradicional prato dos gaúchos no domingo, resolvemos cancelar o churrasco e, desenvolver uma receita de ristoto com a melhor invenção do mundo, feita pelos egípicios  há 4.000 anos, a cerveja.
A receita é bem simples e muito saborosa, mesmo aquelas pessoas que não bebem, vão acabar cedendo a este saboroso prato. Abaixo, segue o Mestre Vice com sua obra prima.

                                                       Vice no processo final do prato.

                                                         Pratos prontos para saborear.
Receita :
1/2 xic. chá de queijo mussarela desfiado
1 xic. chá arroz arbóreo
330 ml de Baden Baden Weiss
1/2 litro de caldo de carne (podes usar um tablete)
1/2 quilo de lingüiça perdigão
3 col. Sopa de azeite de oliva
2 col. sopa de manteiga
15 folhas de manjericão
1 cebola média ralada
sal a gosto (pouco)
música "domingo do Titãs" (opcional)

1ª Etapa:
lave as folhas de manjericão e rasgue com as mãos. Reserve. Em uma panela a parte, prepare o caldo de carne. Na panela principal frite a lingüiça para fritar no azeite, mexendo de vez em quando, por mais ou menos uns 5 minutos ou até dourar.

2ª Etapa:
acrescente a metade da manteiga, a cebola e refogue até o ceboledo ficar transparente. Junte o arroz (sem lavar). Mexa rapidamente e sem parar por uns 4 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados.

3ª Etapa:
agora adicione metade da cerveja a cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela por uns 3 minutos, ou até não ter mais líquido. Repita a operação, desta vez com o caldo até o arroz ficar al dente.

4ª Etapa:
antes de servir, não esqueça de finalizar o risoto acrescentando o restante da cerveja e o manjericão. Acerte o sal (muito pouco, nem precisa), insira o resto da manteiga mexendo bem devagar e retire do fogo.

5ª Etapa:
aplique o queijo com o risoto ainda na panela e depois quando servir coloque mais uma nesga de queijo só para dar mais um gostinho.

Pronto.
Até a próxima dica.

by Toniolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário